Projeto visa apresentar à educação fundamental da rede municipal a importância da cerâmica vermelha e o meio ambiente

Foi assinado no último dia 03 de agosto o convênio entre Sindicer e Cermoful (Foto: Fernando Militão/Cermoful)

O Sindicato da Industria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça – SINDICER, foi uma das entidades contempladas pelo Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social – FATES, da Cooperativa Fumacense de Eletricidade – Cermoful.

O Projeto intitulado “Integração com a rede municipal de educação sobre a importância da cerâmica vermelha e meio ambiente para Morro da Fumaça”, visa desenvolver materiais didáticos, que serão distribuídos entre as escolas da rede municipal, apresentando a importância social e econômica da cerâmica vermelha, e os requisitos ambientais adotados pelo setor.

O diretor executivo do Sindicato e coordenador do projeto, Alexandre Zaccaron, explica que a iniciativa visa em plantar uma semente nas novas gerações ao mostrar como as fábricas de tijolos tem um impacto positivo na sociedade fumacense.

“Muito embora o momento seja de grande apreensão devido a pandemia, iremos desenvolver todo o material e deixar preparado para quando haver o retorno do sistema educacional, e assim fazermos a apresentação aos alunos”, ressalta Zaccaron.

Para o diretor presidente do Sindicer, Mario Cesar Galatto, o projeto é de grande importância para que o jovem do município conheça suas raízes.

“Morro da Fumaça, é um grande polo de cerâmica vermelha, e com o tempo, o setor foi se perdendo, porém, ainda é grande referência no estado, na produção de tijolos” conclui Galatto.

Se o projeto for bem aceito no sistema municipal de educação, o Sindicer pretende expandir a ideia aos municípios vizinhos, que estão na sua base territorial.