Grupo foi em busca de benefícios para o setor de cerâmica vermelha junto aos deputados do estado

Membros diretores se foram até a ALESC para se reunir com deputados (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira (26/04) um grupo de diretores do SINDICER foi até a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC, para se reunir com alguns deputados e pleitear uma série de ações que visam beneficiar as industrias cerâmicas.

Também participaram empresários das regiões de Canelinha, Tijucas e Rio do Sul. Um dos temas debatidos foi o Projeto de Lei PL/0288.9/2022 que trata da padronização da periodicidade da realização das análises de emissões atmosféricas. A comitiva se reuniu com os deputados Napoleão Bernardes (PSD), Massocco (PL) e Volnei Weber (MDB).

Construção da Sede também em pauta. Outro tema que foi apresentado, é a necessidade de um espaço para desenvolvimento, formação e capacitação de mão de obra para a indústria, do laboratório técnico para atender as necessidades das cerâmicas e local adequado para realização de reuniões. O SINDICER vem ganhando destaque a nível nacional, com a premiação do PMP em APL Mineral e a aprovação de dois projetos, que juntos somam  aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos em educação e tecnologia, dos quais promovem formação a nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, focados na indústria de cerâmica vermelha, onde os temas são o mapeamento das matérias-primas da região, desenvolvimento de formulações de interesse do setor, estudos de tecnologias de secagem e queima em ciclos rápidos, adequação de argilas para uso em tijolos/telhas brancas e recuperação de áreas mineradas.