FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Projeto realizado em parceria com o SEBRAE e Sindicer, fomentou missão empresárial na região de Campinas - SP para visitas técnicas em industrias cerâmicas e fornecedores no estado de São Paulo.

Uma comitiva de aproximadamente 20 empresários do setor estiveram em Campinas - SP entre os dias 27 e 29 de outubro para uma missão empresarial subsidiado e organizado pelo SEBRAE de Criciúma e pelo Sindicer de Morro da Fumaça, e ainda contou com apoio da Metalúrgica Bertan e Natreb Máquinas.

A missão teve por objetivo auxiliar as industrias cerâmicas da região sul do estado na retomada das vendas impulsionada pela alta na construção civil. As fornecedoras de boquilha Filiere e Crisda abriram as portas para recepcionar o grupo de empresários, e ainda organizaram visitas técnicas em industrias pelo interior paulista. Em Itu - SP, a Metalúrgica JCA também foi visitada.

O doutorando Vitor de Souza Nandi, que estuda os fenômenos de secagem em cerâmica vermelha, acompanhou o grupo para mostrar o que há de melhor em secagem rápida na região, através do equipamento Secador de Talisca, que vem sendo implementado no setor em todo Brasil. De acordo com Nandi, a secagem rápida é uma tendência tecnológica viável para o setor, principalmente para a região sul do país, que sofre com as questões climáticas extremas. "Em comparação com outras regiões do país, o sul é o que mais necessita de adequação na secagem, pois as estações são extremamente definidas e isso dificulta a processo de secagem" conclui.

Para o atual vice-presidente do Sindicer de Morro da Fumaça, Júnior Guarezi, a troca de experiência entre industrias de regiões distintas do país é fator determinante para o crescimento do setor nacional. "Para que as cerâmicas se desenvolvam tecnologicamente é importante que aprendamos um com os outros. E essas missões empresariais são os maiores responsáveis pelo engrandecimento das industrias por todo o país. Certamente voltamos com uma bagagem muito maior." Finaliza Guarezi.

Além das fornecedoras, 4 cerâmicas foram visitadas, Industria de Cerâmica Incargel em Itu - SP, Cerâmica Palma de Ouro em Elias Fausto - SP, Cerâmica Básica e Cerâmica Safira em Cesário Lange - SP.

Sindicer pretende retornar em 2022 na ANFAMEC EXPO.

Sabidos dos bons frutos colhidos na missão empresarial, o Sindicer já movimenta junto ao Sebrae, a possibilidade de montar uma nova missão empresarial para retornar em Campinas - SP em 2022 para participar da Feira promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Indústria Cerâmica - ANFAMEC, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto do próximo ano na Expo D. Pedro.

Filiere Boquilhas.

Crisda Boquilhas.

Incargel Industria de Cerâmica.

Cerâmica Básica.

Cerâmica Safira.