Projeto em parceria com o SEBRAE subsidiou empresários associados ao SINDICER para imersão no país latino americano

Grupo esteve presente na ExpoMina, uma das maiores feiras do setor minerário do mundo (Foto: Divulgação)

O Sindicato da Industria de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça - SINDICER em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, enviou um grupo de 13 empresários associados a uma missão empresarial no Peru para participar da ExpoMina Perú 2022 e visitas técnicas em uma série de industrias do ramo entre os dias 26/04 e 04/05.

O projeto foi proposto e desenvolvido pelo SINDICER, com auxílio do consultor técnico Vitor de Souza Nandi da NF Soluções e teve aporte da gerência de Internacionalização do SEBRAE. O objetivo principal da missão empresarial, foi conhecer novas tecnologias na área de mineração, frente as dificuldades que o setor vem encontrando na obtenção de matéria-prima base na fabricação de cerâmica vermelha. Para um dos organizadores da missão, Vitor Nandi, o Peru é um dos países que fabricam elementos cerâmicos com materiais de baixa plasticidade, e podem ser tomados de exemplo pelo empresário sulcatarinense. "A proposta das visitas técnicas, é conhecer como a indústria cerâmica peruana se comporta com a utilização de uma matéria-prima mais arenosa, e com menor teor de plasticidade." Explana Nandi.

Para Alexandre Zaccaron, representante do SINDICER na organização da Missão, a participação na ExpoMina já se faz necessário para complementar o conhecimento dos ceramistas em frente as dificuldades encontradas na obtenção dessa matéria-prima. "O uso do taguá em nossa região é restrito a um grupo muito seleto de empresas, muito devido ao fato da dificuldade de mineração e beneficiamento desse material, que é um argilito muito duro." descreve Zaccaron. "A participação na ExpoMina e as visitas técnicas em Lima, pode mostrar ao industrial de nossa região, como os minero-ceramistas peruanos se adequaram para emprego no taguá no processo produtivo cerâmico." Conclui.

Vitor Nandi também explica que a utilização do taguá traz benefícios, como ganho de produtividade e qualidade. "Devido a natureza físico-química e mineral do taguá, a introdução desse material, mesmo que em teores menores, pode acarretar em ganho de produtividade, devido ao aumento de velocidade de secagem e melhoramento das propriedades físico-mecânicas do produto, tendo um material mais resistênte com menor perda pós-queima." Conclui Nandi, que é estudante de doutorado na área de cerâmica vermelha.

Em Santa María de Huachipa - Lima, o grupo esteve na Ladrillera Cerandes S.A.C. (Foto), uma indústria cerâmica que fabrica tijolos exclusivamente com material britado, onde foram atendidos por Eduardo Giunti Eguren e Marco De La Cruz, que mostraram todo o procedimento de preparação da massa além do processo de conformação, secagem e queima.

Visita na Ladrillera Cerandes S.A.C. em Santa María de Huachipa - Lima - Peru (Foto: Divulgação)

Posteriormente o grupo foi para Cusco, onde conheceram a área industrial do Distrito de San Jerónimo, com mais de 200 pequenos fabricantes de tijolos com as mais variadas formas de produção (Foto). Ali foram recepcionados por Melquiades Camala Flores, proprietário da Ladrillos Camala e gerente geral da Sociedad Minera Asociación tejas I ladrillos Sucso Auccaylli SA, uma associação que tem a função de minerar argila aos pequenos produtores de cerâmica vermelha da região, e defender os interesses do setor. Na ocasião, os ceramistas catarinenses tiveram a oportunidade de fazer uma troca de experiências com os produtores peruanos.

Visita às cerâmicas da área industrial do Distrito de San Jerónimo - Cusco - Peru (Foto: Divulgação)

Para o presidente do SINDICER, Renato Zaccaron, a Missão foi um divisor de águas aos produtores brasileiros. "Voltamos para o Brasil com uma bagagem mais ampla e com um conhecimento mais apurado sobre matéria-prima e tecnologia de mineração." descreve o presidente. "Essa parceria com o SEBRAE tem proporcionado ao ceramista de nossa região a oportunidade de poder crescer e se abastecer de informações, aumento a possibilidade de fortalecimento." Complementa.

O SINDICER junto com a NF Soluções, em parceria com o SEBRAE, está monitorando as oportunidades que o setor pode estar buscando para estimular o produtor cerâmico, seja em participação em feiras, como em visitas técnicas e até mesmo na busca de aperfeiçoar gestão e processo. Ainda para o presidente, se as empresas souberem aproveitar as oportunidades, a tendência é que as industrias cerâmicas tenham muitos ganhos com o relacionamento entre as entidades.