Projeto realizado em parceria com o SEBRAE e SINDICER, fomentou missão empresárial para Expo Anfamec em Campinas e visitas técnicas em industrias cerâmicas do interior paulista.

Grupo contou com empresários do ramo cerâmico, prestadores de serviço e fornecedores do setor (Foto: Divulgação)

Uma comitiva de aproximadamente 26 participantes, estiveram em Campinas - SP entre os dias 10 e 12 de agosto para uma missão empresarial subsidiado e organizado pelo SEBRAE de Criciúma e pelo SINDICER de Morro da Fumaça, para participação da Expo Anfamec 2022, a 3ª edição da maior Feira de Negócios para a Indústria de Cerâmica Vermelha da América Latina, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Indútria Cerâmica.

Além de empresários do setor cerâmico da região, a comitiva contou com prestadores de serviço e fornecedores das indústrias cerâmicas, e também estiveram presentes João Alexandre Guze, representante do SEBRAE, Renato Zaccaron, presidente do SINDICER e Billi Coral presidente da COOPEMI.

Além da visita ao centro de exposições, que contou com mais de 30 expositores em um espaço total de 1.265 m², os empresários tiveram o oportunidade de participar de visitas técnicas promovidas pela NATREB na Cerâmica Safira em Cesário Lange, Cerâmica Nova Firenze em Tatuí e Cerâmica Donatti em Jundiaí, e também na Tec Brasil em Itú, organizada pela Filiere.

Para Renato Zaccaron, presidente do SINDICER, a participação em eventos destinados ao setor é uma forma deixar os empresários por dentro das novidades. "Ter a oportunidade dos ceramistas estarem presentes em feiras que mostram o que há de mais moderno para a indústria cerâmica, é uma forma de quebrar alguns paradigmas que nossa região enfrenta no processo de modernização das olarias." Comenta Zaccaron.

Já para Júnior Guarezi, atual vice-presidente da entidade, a troca de experiência entre industrias de regiões distintas do país é fator determinante para o crescimento do setor nacional. "Para que as cerâmicas se desenvolvam tecnologicamente é importante que aprendamos um com os outros. E essas missões empresariais são os maiores responsáveis pelo engrandecimento das industrias por todo o país. Certamente voltamos com uma bagagem muito maior." Finaliza Guarezi.

O SEBRAE vem tendo papel determinante para a evolução das industrias cerâmicas da região de Morro da Fumaça, por ser um grande apoiador da categoria nas missões empresariais e busca de alternativas que tendem a expandir o setor. A cerâmica vermelha é composta majoritariamente por micro e pequenas empresas de cunho familiar, que evoluem cercadas pelos métodos tradicionais e sofrem na alternância para mecanização do processo. Porém, o avanço tecnológico e o auxílio do SEBRAE vem ampliando os olhares dos empresários, que começam a buscar formas de melhorar suas industrias.

O SINDICER e o SEBRAE, que já estiveram juntos no desenvolvimento de uma missão ao Peru em 2022, já começam as tratativas para as ações que ocorrerão em 2023 que serão de grande importância ao crescimento do setor.